domingo, 14 de junho de 2015

5 Dicas infaliveis para quem tem medo de viajar de avião


Viagem de Avião
Viagem de Avião

Bem, eu adoro viajar de avião !!!!! Mas é bem verdade que passo todo o vôo meio preocupada, tensa. 


Segundo dados de algumas estatísticas, não sou só eu. A grande maioria das pessoas também têm medo de voar de avião. Não é pra menos né? 

75% dos viajantes ficam apavorados a bordo, 23% ficam amedrontados e apenas 2% nem ligam e curtem a viagem. Acredito que estou nestes 23%.

Algumas pessoas sentem aquele famoso frio na barriga, as mãos ficam geladas e suadas e o coração parece que vai pular pela boca.
Quam sente estes efeitos, não tem que se envergonhar, mas sim tentar usar artifícios que ajudem a diminuir este "probleminha".


Na verdade, muitas pessoas deixam de viajar, conhecer novos lugares, novas culturas e até mesmo visitar parentes que moram muito longe por conta deste medo. 

Viagem de Avião
Viagem de Avião
De fato, o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo (atrás apenas do elevador), o que não ajuda muito na hora do pânico. Na verdade nenhuma destas estatísticas ajuda muito, nem uma aula de física completa sobre como funciona o avião. Quem tem medo, tem e pronto!

Se achar que vai ajudar, converse com um comissário, eles vão te passar informações que podem ajudar a te acalmar.

O que dá uma ajudinha, com certaza, são algumas dicas valiosas que ajudam na hora de enfrentar este medo. Veja algumas delas:

1- Busque informações sobre o funcionamento da aeronave:


medo de avião
Interior do Avião
Acredito que esta seja uma das principais dicas, uma vez que já me assustei muito com barulhos que são absolutamente normais e achei que não eram. Por isso, saiba que é normal se as asas do avião ficarem balançando e fazendo barulho. Além disso, às vezes, os motores diminuem e alguns pensam que a turbina parou. Não é nada disso. É perfeitamente normal o avião variar de velocidade e altitude durante o vôo.
Já as turbulências são causadas pelas mudanças de temperatura, pressão ou velocidade. São muito comuns, dão um medo enorme, mais não são um perigo real.  

2- Sente-se no Corredor:


Evite se sentar na janela, alguns barulhos e movimentos das asas do avião acabam assustando ainda mais quem esta sentado à janela. Além disso, sentar na poltrona do corredor ajuda a ter maior mobilidade para esticar as pernas, se levantar e ir ao banheiro. 

3- Prepare-se para a viagem:


Nesta hora, qualquer coisa ajuda a aumentar a ansiedade. Por isso, faça todo o possível para se organizar com antecedência. Organize antes sua bagagem, documentos necessários para o embarque e passagens. É legal também usar roupas leves e confortáveis. Ainda mais se o vôo for longo. Chegue com antecedência ao aeroporto e dê uma volta, isso deve ajudar a se familiarizar com o ambiente. 

4- Evite bebidas alcoólicas ou remédios sem prescrição médica: 


A pressão dentro da aeronave ajuda a aumentar os efeitos do álcool no organismo, o que pode leva-lo a ficar embriagado mais rapidamente. É melhor evitar! Além disso, muitas pessoas tomam remédios para relaxar sem a ajuda de um médico, o que pode trazer problemas de saúde durante o vôo. Se for realmente necessário, procure um médico antes e se informe sobre os efeitos do medicamento e o tempo de duração do mesmo.  

5- Utilize passatempos:


Hoje em dia são várias as formas de ajudar a passar o tempo. Leve seu livro predileto, seu MP3 com suas  músicas favoritas, além das velhas e boas cruzadinhas, que também ajudam muito. Se manter ocupado ajuda a não ficar focado só no medo. Tente puxar conversa com o passageiro ao lado, isso também ajuda a passar o tempo. Ás vezes, a pessoa ao seu lado também está morrendo de medo, e trocar experiências vai acabar sendo legal. 

Interior do Avião
Interior do Avião

Uma outra ótima dica é começar devagar. Escolha vôos curtos no início. Com o tempo vá se expondo mais, isso vai ajudar a diminuir gradativamente o medo. 

Para algumas pessoas, mesmo com inúmeras dicas e informações, o pavor é tão grande que limita a vida delas e de seus familiares. Caso veja que sua fobia está te impedindo de realizar coisas importantes na sua vida, é importante assumir este problema e procurar ajuda.  Existem tratamentos para tentar controlar esta fobia.

Bem, agora é só curtir !!!! rsrsrs 
O bom é pensar que o vôo vai terminar e você estará livre para curtir sua viagem. Vale a pena!

Se você tem alguma história legal para contar sobre algum vôo que já realizou ou quer compartilhar alguma dica diferente, deixe nos comentários. Isso pode ajudar outras pessoas. Vamos lá !!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário