sábado, 6 de junho de 2015

Compras no Paraguai


Muitas brasileiros preferem fazer suas compras no Paraguai em virtude dos preços mais baixos do que os praticados aqui no Brasil. Alguns até revendem estes produtos aqui no Brasil, um comércio que vem crescendo muito. 
Porém, é importante conhecer e entender o que pode e o que não pode ser trazido para o Brasil.
COTA DE ISENÇÃO DE IMPOSTOS
Após a Ponte da Amizade, ponte que separa o Brasil do Paraguai, existe a Aduana Brasileira. Lá é feita a regularização de todas as compras efetuadas.
Todas as notas fiscais dos produtos comprados devem ser guardadas para esta regularização.
A cota por pessoa é de U$ 300,00 por mês para pessoas que voltam ao Brasil por terra ou pelo aeroporto de Foz do Iguaçu. Se as compras excederem este valor, será cobrado o imposto sobre o valor excedente. Este imposto cobrado é 50% do valor além da cota. Por exemplo: Se as compras custaram U$ 1000,00, o valor pago de imposto será   50% de (U$ 1000,00 - U$ 300,00). Ou seja haverá um imposta a pagar de U$ 350,00.
Se a volta ao Brasil acontecer direto pelo aeroporto de Ciudad del Este (Paraguai), a cota passa para U$ 500,00 como uma viagem internacional.
A cota é pessoal e intransferível, não podendo ser acumulada entre mais pessoas. Menores de idade também possuem a mesma cota para isenção de impostos.
Também é importante saber que não entram na cota: 1 celular, 1 câmera digital, calçados, roupas, produtos de beleza, de higiene pessoal, maquiagem  e outros artigos para uso próprio e em quantidade que tenha a proporção do tempo da viagem. Ou seja, comprar 10 cremes de cabelo iguais, numa viagem que durou 3 dias não é compatível com artigo de uso próprio. 
Além de ter o valor máximo de compras fixado em U$ 300,00 para não pagar impostos, a Receita Federal impõe quantidades máximas por produto. Importar produtos para revender no Brasil, na verdade, é crime, já que existem regras alfandegárias próprias para compras com esta finalidade.
Se suas compras excederem a cota de U$ 300,00 e os produtos excedentes não forem declarados e forem descobertos pela Receita Federal, além do pagamento dos 50% de imposto haverá uma multa adicional de 20% e a retenção dos produtos até a completa quitação das taxas. O pagamento destas taxas e impostos poderão ser pagos na própria Aduana Brasileira.
Para viajantes que queiram declarar os produtos comprados além da cota permitida, a fim de efetuar o pagamento do imposto devido, ele receberá um darf para pagamento deste imposto.
Alguns itens são proibidos de serem trazidos do Paraguai para o Brasil. Dentre eles estão: Cigarros, bebidas e pneus.



FORMAS DE PAGAMENTO PARA AS COMPRAS
No Paraguai, assim como nos EUA, as compras não podem ser parceladas no cartão de crédito. além disso, é necessário habilitar seu cartão de crédito para o uso no local da viagem e o mesmo precisa ser internacional.
Algumas lojas no Paraguai cobram uma tarifa de 4 a 10% para compras realizadas com cartão de crédito. Por isso, dê preferência a compras em dinheiro para economizar ainda mais. A moeda para comprar no Paraguai é o Dólar.
COMO CHEGAR AO PARAGUAI
Para os visitantes que estejam em Foz do Iguaçu, a melhor maneira de atravessar a Ponte da Amizade e chegar ao Paraguai, é contratar o serviço de leva e traz que algumas empresas de turismo fazem. Ir de carro pode ser mais trabalhoso em virtude de engarrafamento e estacionamento seguro.
LOJAS CONFIÁVEIS
É importante selecionar lojas confiáveis para efetuar as compras, a fim de não acabar comprando produtos falsificados ou com problemas de funcionamento. Existem muitos produtos a venda nas ruas e em barracas que são falsificados. Para ter certeza da boa procedência e qualidade dos produtos, dê preferência as galerias e lojas de confiança. Lojas como a Casa China e o Shopping Del Este têm boa reputação. Para quem está a procura de eletrônicos e artigos automotivos, a Pionner e a Mega Eletrônicos também são boas opções.   
As lojas não aceitam reclamações posteriores à compra. Por isso, teste todos os produtos antes de sair da loja e tenha a certeza de que estão funcionando corretamente.
A maioria dos ônibus e vans que fazem o translado do Brasil para o Paraguai param bem próximo ao Shopping Del Este.
Nunca aceite ajuda de desconhecidos para carregar suas sacolas pois pode ser perigoso.
  
Pronto, agora é só fazer a listinha de compras e aproveitar tudo!!!!!
Qualquer dúvida mande no comentário que terei o maior prazer em responder.