quinta-feira, 25 de junho de 2015

Projeto Tamar: Uma Viajem na vida das Tartarugas Marinhas

Projeto Tamar

O Projeto Tamar foi criado pelo atual IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente em 1980 que, na época, era o IBDF. Hoje é conhecido por ser uma experiência bem sucedida na preservação e conservação da vida marinha.
A principal missão do Projeto é a pesquisa e conservação das cinco espécies de tartaruga marinhas encontradas no Brasil, que por sinal encontram-se ameaçadas de extinção.
O projeto Tamar protege cerca de 1100 km de praias, em 25 localidades em 9 estados brasileiros.
Na minha última viajem a Ubatuba, estive na base do Tamar e gostei muito. Existem monitores no local para tirar todas as nossas dúvidas sobre estes animais. 



Missão do Projeto Tamar

O nome do Projeto foi criado a partir das iniciais das palavras tartarugas marinhas.
O Tamar conta com patrocínio nacional da Petrobras, apoios e patrocínios regionais de governos estaduais e prefeituras, empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não governamentais. Porém, a maior parte da renda que mantém o Projeto vem da bilheteria da base e da loja que vende produtos relacionados à preservação das tartarugas, como roupas, canetas, canecas e outros artigos.

Inaugurada em 1991, Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É um dos principais centros de visitantes do projeto e recebe cerca de 100 mil pessoas por ano. Visitei esta base e gostei bastante.


Presença do Projeto Tamar no Brasil

A base do Projeto Tamar em Ubatuba conta com uma completa infra-estrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja, lanchonete e o Museu Caiçara.


Tanque com tartarugas marinhas





Espaço com os lixos encontrados no mar

A base do Projeto em Ubatuba possui em espaço onde podemos conhecer um pouco melhor as tartarugas marinhas. Podemos ver como elas são por dentro e até mesmo o que acabam comendo por conta dos lixos que algumas pessoas jogam no mar.




O Museu Caiçara é um espaço cultural criado com a finalidade de resgatar e valorizar a cultura caiçara. Através de mais de 200 peças antigas, painéis explicativos, fotos e objetos que fizeram parte da história, o visitante tem a oportunidade de “viajar no tempo” e conhecer um pedacinho da cultura brasileira.

Museu Caiçara - Projeto Tamar


Museu Caiçara


Além do Museu Caiçara, o espaço conta ainda com uma área para recreação infantil onde as crianças podem desenhar e pintar, além de aprender sobre a necessidade da preservação das tartarugas marinhas.


Espaço Infantil

Além desta área, as crianças ainda podem aproveitar um parquinho montado bem próximo aos tanques das tartarugas.

Parquinho para as crianças





Lanchonete

O destaque é para um aquário que possui um visor panorâmico onde podemos ver as tartarugas submersas. O lugar conta com cinco tanques e mais cinco espaços com tartarugas terrestres e de água doce.

Todo o espaço é bem agradável, conservado e proporciona muitos aprendizados sobre os cuidados que devemos tomar para ajudar na preservação destes animais.
É uma área muito legal para as crianças, que costumam gostar bastante do passeio.

O Ingresso custa R$ 14,00. Para crianças com até 1,20 mt e maiores de 60 anos a entrada é gratuita. Crianças até 12 anos pagam meia entrada (R$ 7,00).

Endereço:
R. Antônio Atanázio, 273 - Itaguá, Ubatuba - SP, 11680-000
 
Quer pesquisar hotéis em Ubatuba? Acesse aqui o site do BOOKING.COM e veja muitas opções de hospedagem bem pertinho do Projeto Tamar. Não esqueça de realizar sua reserva com uma certa antecedência para aproveitar boas promoções. 

O Hotel Parque Atlântico é uma opção com ótima relação custo x benefício. O preço é bem razoável e a localização é maravilhosa. O Hotel fica bem no centro de Ubatuba. Dá até para ir à rua principal (em frente à praia) andando. Não deixe de ver aqui muitas dicas e fotos deste hotel. 


Para maiores informações entre aqui no site oficial do PROJETO TAMAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário